FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

segunda-feira

Mentor Espiritual

     O mentor espiritual é um espírito que foi designado pela espiritualidade para ser nosso tutor, para cuidar de nós.
     É aquele que nos guia, que nos orienta, que nos intui idéias, enfim nos auxilia para que possamos cumprir nossos desígnios da melhor maneira possível.
     Isso não quer dizer, que ele vai nos indicar o caminho facilitando nossa caminhada ou então nos livrar dos nossos compromissos materiais e espirituais.
     A única coisa que o mentor faz é te fortalecer na força, perseverança e fé para que possa continuar a trilhar o seu caminho.
     Ele jamais vai invadir o seu livre arbítrio, pelo contrário, irá sempre respeita-lo, se estiver tomando um caminho errado, como já disse, poderá intuir novas idéias, ele tentará persuadir através de sugestões, mas quem vai decidir o que fazer, será você, se forem aceitas ótimo, caso contrário, respeitará sua posição.
     O mentor, esse amigo de todas as horas, está sempre ao nosso lado para nos ajudar. Mentalize-o, peça para que você possa senti-lo e com certeza uma onda de calor lhe envolverá.
     Quando estiver em aflição recorra a oração, peça ajuda ao seu mentor, com certeza ele fará algo por você, mesmo que não puder se envolver no problema, com certeza acalmará teu coração para que possa pensar melhor.
     Seja sempre agradecido à ele por estar sempre ao seu lado.

     Para entrar em contato com seu mentor, acalme sua mente, acalme seus pensamentos, acalme seu coração e escute sua alma.
     Fique num local tranquilo só prestando atenção em sua respiração, relaxe e se abra para escutar seu mentor, peça a ele um sinal, pode ser que no primeiro dia não aconteça nada, mas se fizer isso  ao menos 10 minutos por dia, se criar um hábito, irá encontrar muitas respostas.

quarta-feira

Autoamor X Egoísmo

     As pessoas confundem autoamor com egoísmo.
    
     O autoamor é uma valorização do nosso lado bom é uma superação do nosso lado ruim. 
     Questão 919 L.E.
                                    "Conhece-te a ti mesmo"
     Esta frase é atribuída a Sócrates, mas não é dele. Quando Sócrates foi ao santuário de Delfos pela primeira vez,  ele encontrou no pórtico da entrada do templo de Apolo essa inscrição, e no mesmo instante percebeu que essa era a solução para os problemas e trouxe para a sua filosofia ateniense.
     Hoje o "conhece-te a ti mesmo" é o autoamor, é uma viagem introspectiva onde podemos verificar as nossas possibilidades, as nossas deficiências e principalmente empenhamo-nos em sermos melhores hoje do que ontem e amanhã melhor que hoje.
     Isso é autoamor!
     Quem não se ama, não pode amar ninguém. Analise a filosofia de Jesus.
     Ameis uns aos outros como vos tenho amado. Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
     Para que o indivíduo possa amar ao próximo como a si mesmo, primeiro terá que se amar para depois amar ao outro, para amar a Deus.

     "Se vós não amais o que vedes, como amarás ao meu Pai que nunca viste".

     Se um ser não amar a si mesmo, que se conhece, como poderá amar uma pessoa desconhecida?
     poderá ter paixão, desejo, poderá projetar sua imagem frustrada, querendo que o outro seja aquilo que  não consegue ser e isso não é amor.
     Quando nos amamos, conhecemos nossos limites, então toleramos os limites do outro. Somente quando nos amamos podemos amar a outrem com fidelidade e paz.
     Hoje o amor é negócio, eu te amo para que me ames, eu te dou para que me retribua. Na verdade é um jogo de interesses.
     O amor pode ser comparado a um perfume. Sentimos um perfume e não sabemos de onde vem.
     Quando ficamos num lugar perfumado, ficamos impregnados, então a proposta é amar-se, considerando suas deficiências, perdoar-se, pois é uma criatura humana, tem o direito de errar.
     Assim poderá olhar o outro como alguém que merece nossa estima, depois consideração e por fim o afeto. Se for recíproco ótimo, caso contrário, paciência, porque o amor é muito bom para quem ama e não para quem é amado.
     Quando se ama, tem adrenalina, quando se é amado é psicologicamente infantil. Experimentemos amar sem exigência, experimente, tente.

     A única solução para os problemas do mundo é o Amor.

     O ser humano tem uma dificuldade muito grande de perdoar, pois tem uma constituição muito egoísta, pois o autovalor é tão grande que não admitimos que ninguém nos faça qualquer reparo e como nós preservamos mais a imagem do que o self (realidade), mais o ego que o eu profundo.
     Qualquer coisa desagradável que aconteça, vem o ressentimento,  então teimamos em não perdoar e ficamos infelizes.
     O perdão é tão bom para quem perdoa porque o desalgema daquele que o ofendeu.
     Enquanto houver ressentimento, haverá  a ligação com a pessoa e isso gera situações embaraçosas.
     Temos dificuldade de perdoar, porque temos uma proposta de perfeição que muitas vezes está longe daquela pessoa.

     O perdão é terapêutico!

     É necessário aprender a desculpar, para logo após perdoar, pois já desculpamos.
     Muitas vezes temos uma vida artificial, pois temos uma preocupação tão grande com o que o outro pensa que acabamos esquecendo de pensar naquilo que nos faz feliz.
     Isso é questão de educação, quantos pais escolhem a profissão do filho por ser mais rendosa ou então porque o  pai queria ser e como não pôde frustrou-se, então transfere para o filho.
     Poucos deixam os filhos livres para fazerem o que realmente gostam.
     O mesmo acontece nos relacionamentos, damos à sociedade aquilo que nos convém e esquecemos aquilo que é melhor para nós. 
      
     E assim colocamos uma máscara!

     Se o indivíduo mostrar ao outro o que realmente é pode ser que o outro receba um choque, pois poderá fazer dele uma imagem que não corresponde.
     Aí vem a "persona", pois tem que fingir ser aquilo que esperam dele, pois a sociedade é exigente.
     Quando o indivíduo tiver a liberdade de ser aquilo que realmente é, sem agredir ninguém, sem quebrar os padrões, será aceito por si mesmo e não pela aparência que possui.
     Naturalmente os conceitos mudam.
     
     Um ser pode ser um crápula, mas se for rico está desculpado, porque é socialmente aceito.
     No intimo ninguém gosta dele, mas como há interesses recíprocos, ele passa a ser aplaudido.
     Se fosse deixado de lado por sua conduta irresponsável, ele mesmo iria sentir-se mal por sua postura e quem sabe trabalharia para se melhorar e assim ser aceito.

     Respeito é um ato de amor, quando ele se perde o amor fica cambaleante, pois quando amamos não magoamos. 
     Amar realmente é ter o lado romântico e poético, mas sabe que o outro também é humano, surge aí a cumplicidade.

     Amor não é cego!
     
     Cego é o desejo, pois desejo é meta, é uma função biológica, que leva a perda do senso.
     O amor desvela. Auto-amor é muito diferente de egoísmo.

     O egoísta é um ser mesquinho, deseja apenas a satisfação de todos seus caprichos, não leva em consideração as necessidades do próximo.
     O auto-amor é um sentimento nobre que eleva a criatura. Quem se ama procura descobrir o que pode fazer, não se permitindo agir apenas como lhe agrada, auto-amor é busca de felicidade espiritual e superação de tendências infelizes. Auto-amor é se resguardar das tensões e sensações desgastantes, 
preservar-se de emoções violentas, buscar o equilíbrio físico e espiritual.
     Uma conduta mental e moral e o combate aos vícios e más paixões, está completamente ligado a reforma íntima, que se inicia com a auto-avaliação e a principal consequência é a mudança de atitudes, substituindo maus hábitos por gestos positivos, construtivos que favorecem a harmonia e a paz.

     Palavras fundamentais são : Recomeço, Coragem, Disciplina, Fé, Esperança e Vontade.

     Recomeçar quando errar
     Coragem para enfrentar suas fragilidades
     Esperança e Fé para quando estiver abatido
     Vontade e Disciplina para perseverar 

     Evangelho S.E. cap 11
     L.E. questão 919

 Palestra Divaldo Franco
     
     
     

Conto de Um Preto Velho

     Dando início a uma destas reuniões mediúnicas num centro espírita orientado pela doutrina de Allan Kardec, foi feita a prece de abertura por um dos presentes. 
     Iniciando-se as manifestações, pequenas mensagens de consolo e apoio, foram dadas pelos desencarnados aos membros da reunião.
     Quando se abriu o espaço destinado à comunicação de Espíritos necessitados, ocorreu o inesperado:
     A médium Letícia fica sob a influência de um espírito e o dirigente, como sempre fez nos seus vinte e tantos anos de prática espírita, deu-lhe as boas-vindas, em nome de Jesus.
     
     - Seja bem-vindo, meu irmão, nesta casa de caridade, disse-lhe dr. Anestor.
     E o espírito respondeu:
     - Boa Noite, Fio. Suncê me dá licença prá eu me aproximá de seus trabalhos, Fio?.
     - Claro, meu companheiro, nosso centro espírita está aberto a todos os que desejam progredir, respondeu o diretor da mesa.

     Todos os presentes perceberam que a entidade comunicante era um preto-velho, e a entidade continuou:


     - Vós mecê não tem aí uma cachacinha prá eu bebê, Fio?.

     - Não, não temos, disse-lhe dr. Anestor. Você precisa se libertar destes costumes que traz dos terreiros, que é o de ingerir bebidas alcoólicas. O espírito precisa evoluir, completou o dirigente.

     - Vós mecê num tem aí um pito? Tô com vontade de pitá um cigarrinho, Fio.

     - Ora, meu irmão, você deve deixar o mais breve possível este hábito adquirido nas práticas de terreiro, se é que queres progredir. Que benefícios traria isso a você?

    O preto-velho respondeu:


     - Preto véio gostou muito de suas falas, mas suncê e mais alguns médiuns não faz uso do cigarro, Fio? Suncê mesmo num toma suas bebidinhas nos fins de sumana? Vós mecê pode me explicá a diferença que tem o seu espírito que beberica "whisky" lá fora, do meu espírito que quer beber aqui dentro? Ou explicá prá mim, a diferença do cigarrinho que suncês fuma na rua, daquele que eu quero pitar aqui dentro, Fio?


     Dr. Anestor não pôde explicar, mas resolveu arriscar:


     - Ora, meu amigo, nós estamos num templo espírita e é preciso respeitar os trabalhos de Jesus.


     O preto-velho retrucou, agora já não mais falando como caipira:


     - Caro dirigente, na escola espiritual da qual faço parte, temos aprendido que o verdadeiro templo não se constitui nas quatro paredes a que chamais de centro espírita.

     Para nós, estudiosos da alma, o templo da verdade é o do Espírito.
     E é ele que está sendo profanado com o uso do álcool e do fumo, como vêm
procedendo os senhores.
     Vosso exemplo na sociedade, perante os estranhos e mesmo seus familiares, não tem sido dos melhores.
     O hábito, mesmo social, de beber e fumar deve ser combatído por todos os que trabalham na Terra em nome do Cristo.
     A lição do próprio comportamento é fundamental na vida de quem quer ensinar. 

     Houve grande silêncio diante de tal argumentação segura. Pouco depois, o espírito contínuou:


     - Suncê me adescurpa a visitação que fiz hoje, e o tempo que tomei do seu trabalho. Vou-me embora para donde vim, mas antes, Fio, queria deixar a suncês um conselho:

    Tomem cuidado com suas obras, pois, como diria Nosso Sinhô, tem gente coando mosquito e engolindo camelos.
     Cuidado, irmãos, muito cuidado. Preto véio deixa a todos um pouco da paz que vem de Deus. 
     Ficam meus sinceros votos de progresso a todos os que militam nesta respeitável Seara.

     Dado o conselho, afastou-se para o mundo invisível. Dr. Anestor ainda quis perguntar-lhe o porquê de falar "daquela forma", mas não houve resposta.

     No ar ficou um profundo silêncio, uma fina sensação de paz e uma importante lição para todos meditarem.

Autor Desconhecido

domingo

Fé Verdadeira

     É muito importante prestar atenção ao nosso redor. Muitos ensinamentos dos primórdios, não são levados a sério.
     Preste atenção como é o mundo e seus elementos, a água, o fogo, o ar e a Terra, são energias que fazem parte do dia-a-dia de todos e se alguma delas for tirada, como ficará?
     O universo possui a sua magia e compões a existência do ser humano. Quando se aprende a trabalhar essas energias, aprende-se a ter domínio sobre a essência da criação de sua vida. 
     Todos precisam aprender a trabalhar suas energias, trabalhar no que é verdadeiramente a direção.
     Tudo o que o indivíduo quer fazer, ele precisa se preparar antes, precisa primeiro focar. Quem faz as coisas a esmo, não chega a lugar algum. Qualquer objetivo que um ser queira alcançar, precisa estar firme no seu propósito, precisa ter fé.
     A fé tem que ser verdadeira, não pode fingir que acredita. Muitas vezes a pessoa pensa que está fazendo uma prece, mas na verdade está apenas proferindo palavras, está completamente desconcentrado.

     Fé é acreditar naquilo que se sente.

      Muitas são as pessoas que jogam tudo que lhe acontecem nas costas dos obsessores. Não adianta dizer que o obsessor está atacando as pessoas ao seu redor. E se estiver com certeza está lhe atacando também, pois estará vendo apenas os pontos negativos e os defeitos das pessoas, fazendo com que você só cutuque quem está ao seu lado, criando assim brigas e confusões.
     As pessoas dizem acreditar em Deus e ser amoroso, mas é incapaz de servir alguém ou fazer algo, isso é hipocrisia.
     Quando tiver que fazer uma doação não se preocupe com o uso de quem recebe, cada um responde por seus atos. A oração de S. Francisco já diz:

     " É dando, que se recebe"

     Quando damos com amor e desprendimento o universo responde através de sua lei, colocando a pessoa certa no seu caminho. Quando se quer alguma coisa, tem que se expandir essa vibração para que possa voltar.

     "Faça para os outros aquilo que quer que façam para ti"
     Hermes já ensinava antes de Cristo:

                        "O que está em cima, assemelha-se 
                  que está em baixo e vice-versa"

     Só consegue ser próspero aquele que realmente acredita em seus sonhos. Quem não acredita em nada e duvida de tudo, nunca chegará a lugar algum. Dizer que tem fé é uma coisa e ter é outra.
     Sem fé, não há sonho, nada é materializado. Sem disciplina, não se vai a lugar algum.
     Antes de se achar abandonado e sem sorte, olhe para sua vida e analise o que tem feito, e saiba que a Lei da Causa e Efeito está sendo aplicada, pois é uma lei universal. Só colhemos o que plantamos.
     A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
     Fé não é religião, fé é o que você crê, fé é transformar o que sabe em realização, é trazer o teu sonho para a Terra, é materializar.
     Quem não tem fé, vai para um lado e para o outro sem chegar a lugar algum.
     O bem e o mau caminham juntos, e só a perseverança no bem faz com que vença as barreiras do mal. Tudo o que não é plasmado com verdade não se sustenta.
     Quando se quer algo e não se alcança, é porque no momento não está preparado para receber, muitas vezes tem que se fazer mudanças interiores, para retirar os bloqueios que impedem o indivíduo chegar nos objetivos.
     Muitas vezes são vibrações espirituais ocasionadas pela forma pensamento. Por isso é necessário estudo, só assim aprenderão como funcionam os problemas espirituais dentro de sua vida material.
     O estudo renova o ser, desenvolve a mente e o modo de olhar as situações.
     A reforma íntima é como uma remodelação de si mesmo e ninguém poderá fazer isso, só você.
     Esta é a nossa missão aqui na Terra, a reforma íntima amplia nossa visão, nunca é tarde para isso, nosso espírito é eterno, e o aprendizado é a única coisa que levamos daqui.

Palavras do amigo espiritual
CR

segunda-feira

Cada um tem exatamente o que precisa para evoluir

     Muitas vezes as pessoas procuram uma casa espírita para fazer pedidos a uma entidade espiritual, mas não entendem a responsabilidade que se tem mediante aquilo que se pede.
     Quando se faz um pedido, está se fazendo uma ligação, está se assumindo um compromisso que fica consigo para que um dia possa ser realizado. Por isso o compromisso tem que ser cumprido, tem que ser realizado, para que não fique na vida de uma pessoa, uma obrigação não cumprida.
     Quem quer ter, tem que dar. Se quer melhorar, tem que se compromissar e este compromisso não é com nenhuma casa espiritual, mas sim com o criador, que nos mostra o caminho a ser trilhado e o caminho é o da caridade e do amor.
     Não existe maior caridade que aquela que o Cristo tem por cada um de nós, pois espera o momento de cada um crescer, se entender, e assim poder conquistar a si mesmo para aprender a se proteger e se guardar dos próprios males criados e canalizados pelos pensamentos que se tem e contra as energias que afloram dentro de si.
     Busque a sua interiorização, ajude a espiritualidade te ajudar, pois nunca está sozinho.
     Muitos em nome de deus, indicam o caminho que cada um deve trilhar, esquecendo que cada qual é um ser individual e respeitar esse ser e respeitando a Deus fará com que cada um, mediante seu conhecimento, as suas vontades e seus desejos encontre o seu caminho.
    Mas o que vemos hoje é a imposição da fé fazendo com que cada um perca sua liberdade de pensar, de acreditar e de praticar a sua crença.
     Todos no seu íntimo, buscam sua elevação, o seu contato com os espíritos, todos, mesmo aqueles que afirmam que espírito é coisa ruim e que são só obsessores. Mas na hora em que a coisa aperta, onde essas pessoas vão buscar ajuda, senão em seus guias espirituais, seus espíritos companheiros.
     Em todas as épocas da humanidade, todos tinham seus guias espirituais, tinha seus companheiros iluminares, os seus orientadores, os seus magos. Em cada época dava-se um nome para aqueles que orientavam toda humanidade, eram os orientadores espirituais.
     E hoje os ditos intelectuais, continuam buscar orientações da mesma forma para procurar um caminho correto a trilhar, só que a maioria não fala, porque hoje foi imposto na cabeça dos seres, dito intelectuais, que isso é coisa de pessoas incultas, mais muitas são pessoas que buscam essa ajuda anonimamente, e são muitos que pedem a melhora para sua vida querendo estragar a vida do seu próximo.
     A espiritualidade conhece cada um, cada pensamento, cada intenção, cada desejo que cada um tem. Muitas vezes é preciso esperar a fruta amadurecer, espera-se a cabeça do ignorante melhorar, a espiritualidade acompanha sua melhora dentro de um processo que a vida leva esse ser a melhorar-se, a se fortalecer e amadurecer.
     Dentro desse processo cada um tem o que realmente precisa. O único caminho que se tem para melhorar e progredir é a caridade e trabalhar em pró do próximo, mas tudo acontece mediante o estado espiritual.
     O sofrimento desperta qualquer ser, por mais ignorante que que for. quando a santa dor bate na porta e fala que esta na hora de acordar, tá na hora de melhorar, tá na hora de trabalhar.
     Só através do sofrimento a pessoa começa a fazer o caminho inverso e na Seara do Cristo todos terão exatamente oque precisam para progredir.
     Saia da ociosidade, comece a fazer e trabalhe pelo seu progresso, saia do comodismo e trabalhe para sua prosperidade.

Palavras do amigo espiritual
7 F