FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

segunda-feira

Responsabilidade da Mediunidade

     É muito difícil ser médium!
     Muitos ficam encantados com a possibilidade de intermediar a comunicação entre os dois planos da vida.      Acham estimulante possuir essa capacidade, antes considerada sobrenatural. Contudo, boa parte deles rapidamente se perde e confunde em seu papel, agindo segundo velhos hábitos e buscando atividades mediúnicas e satisfação dos próprios interesses, ainda que camuflados por intenções aparentemente nobres.
     Ser médium com Jesus é estar a serviço da espiritualidade superior, sem vaidade, compreendendo que a submissão à vontade de Deus é que deve prevalecer sempre.
     Todo fenômeno mediúnico tem um objetivo.
     O magnífico trabalho de pesquisa e organização das informações e mensagens espíritas desenvolvido por Allan Kardec, deixou isso bem claro. Em suas obras, nos textos publicados, vê-se que o objetivo maior do fenômeno mediúnico é nos fazer compreender que a morte não existe, bem como explicitar que o modo como nos conduzimos na curta jornada terrena irá influenciar nosso estado na vida espiritual, que é verdadeira.
     A consciência de que a vida continua e tudo o que nos acontece tem uma causa, nunca sendo mero fruto do acaso, nos faz meditar que a finalidade da existência é aprimorar nosso espírito, pela aquisição de valores morais que farão de nós aliados do bem.
     Assim, a mediunidade é ferramental fundamental de conscientização e transformação quando exercida segundo os valores eternos que Jesus veio nos ensinar. É preciso renovar nossa mente à luz dos princípios do Evangelho. É por essa razão que o espiritismo assusta tanto e a tantos. Através das informações que os espíritos nos revelam, sob a orientação do Mestre Jesus, somos convidados a reviver o cristianismo primitivo, que foi esquecido e sufocado em sua essência por sistemas religiosos que no fundo defendem interesses materialistas.
     Não é fácil renovar a mente e domar nossos pensamentos. Sem perceber o homem é prisioneiro de crenças e valores que controlam e dominam a sua vida. Só que as tais crenças e valores cada vez mais são impostos ao homem por uma civilização materialista e cética, que no fundo não quer a verdade, apenas finge busca-la.
     O contato conosco mesmos e a honestidade em relação ao que encontramos em nosso íntimo tornam muito trabalhosa a renovação tão necessária. Todos temos um passado manchado pelos erros ou não estaríamos na Terra e sim usufruindo a beleza e a felicidade em mundos mais elevados.
     Todos nós temos que reparar enganos de outros tempos. A princípio a luz nos ofusca e assusta, porém a medida que aprendemos a conviver com ela já não conseguimos ignorar o bem que nos traz.

Baseado no texto
Livro Renascer da Esperança

Doutrina Espírita

     A doutrina espírita, nada mais é do que o resgate dos valores cristãos primitivos de amor, caridade, fraternidade desinteressada e, por conseguinte a verdadeira espiritualidade. Esses valores, não apenas ditos, mas vividos, são poderosas forças capazes de transformar a humanidade.
     O perdão das ofensas, a caridade para com os inimigos, o amor e tudo o mais que Jesus nos ensinou são atitudes contrárias aos interesses do culto ao egoísmo e ao orgulho que se desenvolveu na Terra, sob o olhar complacente das instituições humanas.
     Jesus morreu porque ameaçou interesses fundamente arraigados nos homens daquela época; a doutrina espírita, junto com seus seguidores, sempre foi perseguida pelos mesmos motivos.

     Em todos os assuntos, é preciso conhecer para depois criticar, é preciso que estude, leia, é necessário abrir a mente para compreender. Dizem que a doutrina espírita é perigosa, que é do mal, porque ilumina a razão e nos estimula a pensar, a questionar, libertando-nos de crendices e mentiras que aprisionam.
   
     Como o mal pode vir e incentivar os homens a crer em Deus e a acatar a lição de Jesus, fazendo aos outros aquilo que desejam para si mesmo?
     Como pode estimular os homens a praticar os ensinos cristãos em sua essência, tornando-se melhores?
     Como uma doutrina perniciosa pode trazer conforto, esperança, e levar os homens a terem mais fé em Deus?

     Existe muita gente sobrevivendo e ganhando muito dinheiro através desses conhecimentos, uns são enganadores, outros são médiuns orgulhosos que realmente são manipulados por espíritos zombeteiros, e outros são médiuns que ainda não compreenderam a sublimidade da nova revelação.
     Não perceberam a consequência moral desses conhecimentos para a alma humana e, ao invés de usarem o dom sagrado que receberam de Deus com o objetivo de ajudar ao próximo, usam-no para seu próprio proveito. Alguns até ajudam, mas na maioria das vezes são comandados por espíritos menos esclarecidos a quem servem, mesmo sem saber, iludidos, que podem inclusive pensar que estão fazendo o bem.

    Por isso a necessidade de estudar e abrir o coração buscando a verdade sem outro propósito que não seja o de iluminar a alma.

    Enquanto os homens buscarem apenas e tão somente interesses particulares e não o bem geral, haverá dor e sofrimento. Todavia, é chegado o momento de o homem se libertar, é hora de os ensinos do Mestre retomarem a pureza com que foram transmitidos, sem outro interesse que não seja o de levar os homens até Deus, uni-los ao Criador.
     Falar de Jesus é uma coisa, viver é outra bem diferente. Acho que é por isso que temem tanto o espiritismo, que bem entendido e, sobretudo, vivenciado leva fatalmente à mudança do homem e de toda a sociedade. A medida que a doutrina espírita nos esclarece a respeito da imortalidade da alma e da vida que continua sempre, levamos a olhar para o presente sob outro ângulo, buscando o sentido de tudo o que nos acontece.
     A noção da preexistência da alma e dos efeitos do passado em nossa existência atual nos faz reconhecer a necessidade da transformação de nosso espírito de modo a nos tornarmos verdadeiros cristãos; leva-nos a amar a Deus e ao próximo, traduzindo esse amor em auxílio a todos os que precisam, em perdão das ofensas, em compreensão para com as dificuldades alheias. São tantos os ensinamentos puros que Jesus nos deixou e dos quais nos afastamos....
     O espiritismo traz a luz capaz de promover nosso reencontro com a mensagem de Jesus e nos convida ao esforço para melhorarmos, para reformarmos nosso íntimo pela vivência de suas lições. Certamente há muitos na Terra e no espaço que desejam que os homens permaneçam arraigados à ignorância, presos aos preconceitos que os limitam, cépticos e materialistas, impedindo a evolução e ascensão da humanidade.

     A única forma de estarmos atentos e sabermos reconhecer os enganadores é estudando... estudando.... estudando......, para termos fé raciocinada, não se pode confiar em tudo que nos dizem. A fé raciocinada nos permite filtrar e saber se estamos sendo enganados.
     Nunca devemos esquecer a mensagem de Jesus
 >> "Amai-vos e Instrui-vos"

Base do texto
Livro Renascer da Esperança
Sandra Carneiro
   

Oração ao Mestre Jesus

Mestre Jesus, que nos inspiras e nos ajudas.
Irmão de todas as horas, de todas as lutas.
Tu que sofreste mais do que todos nós, que conheces as dores do abandono e da ingratidão, da rebeldia e do desprezo humanos.
Tu que mantiveste Teus braços abertos e Teu amos distribuído para todos os que sofrem, para todos os que de Ti necessitam, dá-nos a bênção da Tua proteção nesta hora.
Mostra Senhor o teu amor infinito, e que possamos, sob a Tua orientação, começar uma nova vida.
Ajuda Senhor, para que possamos compreender Teus ensinamentos que são vida e luz para nossa alma.

Livro Renascer da Esperança
Psicografia de Sandra Carneiro

Renascer da Esperança




Pelo espírito Lucius
Psicografado por Sandra Carneiro

A esperança é uma das mais extraordinárias forças que vibram no interior do homem.
É ela que confere ânimo e faz brotar no ser humano a coragem para avançar em seu caminho de evolução.
Cabe a cada um de nós libertar-se dos pesados e inúteis fardos que todos carregamos carregamos e se abrir ao bem infinito, permitindo que Deus lhe renove a vida.
O encontro da alma humana com o Criador é a experiência mais profunda e uma das mais desejadas de todos.
Ao vasculharmos nossos mais íntimos anseios, percebemos essa necessidade, por vezes adormecida e até amortecida.

Jesus foi quem nos revelou  as leis imutáveis do Pai e, mais do que com as palavras, o fez com Seus atos, Seus comportamentos, Sua vida. Suas lições nos consolam, nos esclarecem e nos fazem caminhar com equilíbrio e todas as situações. Mas é preciso que lhes penetremos o significado, não ficando apenas na superfície da palavra em si ou dando voltas em interpretações teóricas.
Suas revelações são grandiosas demais para nós e por isso, se queremos compreendê-las, precisamos tentar praticar o que Ele nos ensinou.
Só assim se tornarão vivas dentro de nós e nos ajudarão a entender a finalidade de nossa existência e a encontrar esperança para o futuro, quando não mais estivermos neste planeta.

Há tanta beleza à nossa volta, dentro de nós e naqueles que nos circundam....Procure ouvir e ver com outros olhos. Tente compreender, não com a mente, e sim com o coração.

Nossas atitudes mesquinhas, aparentemente sem consequências, vão somando ao nosso redor energias densas e atraem pessoas e situações em consonância com o que projetamos.

Nada é fruto do acaso. Todas as ocorrências de nossas vidas, sejam positivas ou negativas, são efeitos de nossos atos, presentes ou pretéritos, de nossas escolhas, o que significa  que para ter boa colheita precisamos cuidar do que semeamos.

As ventanias naturais da vida de todos nós, nos fortalece cada vez mais.


Livros

Neste cantinho colocarei comentários e/ou trechos de livros que li e gostei.  Se tem uma coisa que gosto imensamente de fazer é ler e estudar, e posso dizer que por pior que seja um livro, sempre conseguimos aprender algo. Sempre encontraremos uma mensagem que poderemos guardar como ensinamento ou aquela que nos dará um alerta interior do que devemos tomar cuidado. Espero que gostem.